sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Obras emergenciais avançam em municípios próximos a Belo Monte


Escola inaugurada pela Norte Energia em Anapu.
A execução das obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu (PA), tem sido acompanhada por ações socioambientais que vão permitir aos municípios vizinhos ao empreendimento oferecer melhores serviços públicos a seus moradores, caracterizando assim o perfil estruturante de Belo Monte. Das 105 obras planejadas até o momento pela Norte Energia em coordenação com as prefeituras de Vitória do Xingu, Altamira, Anapu, Brasil Novo e Senador José Porfírio, 26 já foram entregues, um aumento de 62,5% em relação a outubro deste ano, quando 16 obras estavam concluídas.
Segundo relatório da Norte Energia, empresa responsável pela UHE Belo Monte, 36 obras estão em andamento. Outras 21 estão em fase de contratação, uma vez que seus projetos já foram aprovados e serão iniciadas nos próximos dias. Outras 22 obras estão em fase de elaboração ou aprovação do projeto de engenharia. O valor contrato para execução de todas essas obras e ainda o fornecimento de equipamentos soma cerca de R$ 112 milhões.
A iniciativa integra os programas previstos no Plano Básico Ambiental (PBA) e atende às condicionantes do licenciamento ambiental da UHE Belo Monte, além de acordos bilaterais assinados com todas as 11 prefeiturasda região do Xingu. Esses programas contemplam melhorias na iluminação pública, pavimentação e ampliação de pontes e estradas, a construção e reformade igrejas, hospitais, postos de saúde, escolas, casas de atendimento e acolhimento aos migrantes e centrais de triagem e convivência, que darão apoio às pessoas que chegam de outras cidades, entre outras ações.
Mais do que obras
Além do compromisso com as obras nos municípios, a Norte Energia entrega às prefeituras materiais para equipar os empreendimentos. As unidades de educação, por exemplo, são entregues com quadros negros, cadeiras, computadores, impressoras, ventiladores, móveis e veículos para as Secretaria de Educação.
Para o cumprimento das ações de Saúde Pública, são entregues medicamentos, ambulâncias, motocicletas, material para as campanhas contra doenças como malária e dengue, além de contratação de equipes para atender a população nos hospitais e postos de saúde. Já na área de Segurança Pública, são fornecidos veículos novos para apoio aos policiais, placas de sinalização de trânsito, semáforos, uniformes para os guardas de trânsito e contratação de agentes de segurança.
Crédito: Rodrigo Vasconcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário