quinta-feira, 31 de maio de 2012

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE TERMINA AMANHÃ


Pará registra 69% de pessoas vacinadas, a meta
estabelecida é de 80% (Foto: Rodolfo Oliveira/Ag. Pará)

No penúltimo dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, o Pará registra um total de 674.032 pessoas imunizadas sem ter alcançado a meta de 80%, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Os postos de saúde vão disponibilizar a vacina até as 15h desta sexta-feira (1º), quando a campanha encerra em todo o Brasil.
Dos grupos chamados prioritários pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os idosos são os que mais receberam a vacina até hoje, alcançando pouco mais de 70%, um equivalente a 381.543 pessoas vacinadas. Na outra ponta, estão as gestantes com cerca de 60% de imunizadas. A campanha também atinge um bom número de crianças, sendo 155.414 vacinadas em todo o Pará.
Na capital paraense, a meta está bem longe de ser atingida. Somente 107.844 receberam a vacina contra a gripe nos postos de saúde de Belém, um número equivalente a cerca de 53% do que a campanha objetiva.
No Brasil, a meta é imunizar 24,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, gestantes, trabalhadores de saúde e indígenas.
Em 2010, 148 pessoas morreram por conta de complicações. No ano passado, o Ministério da Saúde registrou 53 mortes, o que representa uma redução de 64%.
Esta é a 14ª campanha de vacinação e tem como lema “Proteger é cuidar”. O prazo de encerramento era no dia 25 de maio, mas o Ministério da Saúde resolveu prorrogar por mais uma semana a campanha na tentativa de alcançar a meta estabelecida.

Fonte: (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário