terça-feira, 7 de maio de 2013

MEDICILÂNDIA: CRESCE O NÚMERO DE ABUSOS SEXUAIS CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES


 O conselho tutelar de Medicilândia tem registrado um alto índice de abusos sexuais contra crianças e adolescentes.A terra do cacau, passa por momentos difíceis, depois de uma catástrofe causada pelas chuvas semana passada, são dezenas de comunidades isoladas, produção comprometida, estradas e pontes destruídas e o preço das amêndoas de cacau desvalorizado. Enquanto isso na sede de Medicilândia o conselho tutelar anuncia os péssimos resultados de um levantamento  em números.Abuso sexual em MedicilândiaDe 2007 á 2012 o número de abusos sexuais contra crianças e adolescentes cresceu consideravelmente.
  • Em 2007 --------------foram apenas 20 casos de abuso atendido pelos conselheiros
  • Em 2008---------------o atendimento deste tipo de caso subiu sete pontos (27 casos)
  • Em 2009---------------47 em 2010,.... 69.....no ano seguinte (2011) teve uma queda nas ocorrências, foram 65.  em 2012 os registros de abusos sexuais, mais que dobraram foram 128 casos atendidos, registrados e denunciados no conselho tutelar da cidade.

Coord. do conselho: Iracema Carneiro de Abreu
 (de branco) e Elzenir Taborda Machado (conselheira).
A coordenadora do conselho, Iracema Carneiro de Abreu, se demonstra preocupada com os números. Para tentar reduzir os abusos sexuais, os conselheiros tutelares estão firmando parcerias, com a polícia militar, civil e Ministério Público.Outra preocupação do conselho tutelar é com o envolvimento de adolescentes na criminalidade, uso de entorpecentes e acesso livre, direto, ás pornografias. A desobediência ao estatuto da criança e adolescente ECA, por parte de proprietários de boates e bares em Medicilândia se torna uma constante. O empresários permitem que adolescentes frequentem  e permaneçam em horários diversificados  nas boates e ainda comercializam bebidas alcoólicas aos adolescentes o que se torna uma afronta á justiça.A conselheira Elzenir Taborda Machado faz um apelo aos pais que também podem contribuir com o trabalho do conselho tutelar, pois a entidade enfrenta dificuldades, para cumprir seu papel.Uma programação que visa chamar atenção dos brasileiros ao combate ao abuso e a exploração sexual de adolescentes será realizada no dia 18 de maio em todas as cidades do país.

Por: Sidalécio Souza (jornalista DRT1732/PA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário