terça-feira, 25 de junho de 2013

EXCLUSIVO: FAZENDEIROS E AGRICULTORES DISPUTAM ÁREA NA BALA EM SENADOR JOSÉ PORFÍRIO


Gerente da Fazendo (camisa vermelha) com uma arma
Na Zona Rural do município de Senador José Porfírio “Souzel”, no baixo Xingu, foi dado início a uma ocupação na região do Arapari, desde o dia 7 deste mês, dezenas de agricultores ocuparam uma área na região da PA Arapari distante cerca de 21 km da sede do município.
Na última sexta-feira (21), 3 pessoas que se dizem funcionários de uma fazenda dona da área, chegaram na ocupação armados com escopetas e revolveres, eles queriam retirar a força os agricultores, houve discussão e ameaças, um tiro chegou a ser disparado e o clima ficou tenso. A redação do site Altamira Hoje publica com exclusividade as fotos que mostram o momento de discussão entre as partes. Nas imagens ainda aparece um policial militar, ou pelo menos identificados assim, conversando com o grupo de agricultores e os possíveis gerentes da fazenda. 
de camisa preta e boné, homem com camisa da PM do Pará
Depois de muito bate boca os “funcionários da fazenda” baixaram as armas, um representante do INCRA por nome Danilo chegou ao local e marcou uma reunião entre agricultores e fazendeiros para esta segunda-feira (24), em que serão levantadas topografia do terreno para avaliar se o local pode ser destinado à assentamento se as terras realmente pertencem aos fazendeiros ou se o terreno é uma área de preservação.
De posse das fotos entramos em contato com o Comando da PM em Altamira, e segundo o Cel. Paulo Garcia, a pessoa que aparece nas imagens possivelmente não é policial militar, e se for, não comunicou o comando na cidade, o Coronel já está tomando providencias junto a corregedoria.
“Eu cheguei a enviar uma equipe de policiais até o local, mas essa pessoa que estava com camisa de policia, não foi encontrado, isso me preocupa muito por que estamos acompanhando com cuidado toda essa situação, e a polícia militar do Pará vai sempre atuar para manter a lei e a ordem na cidade de Senador José Porfírio” Finalizou o Cel. Paulo Garcia, Comandante do CPR VIII. 

O destacamento da PM em Senador, no comando do Sgtº Arimatéia esteve na área dias antes acompanhado de uma equipe da DEMA – Delegacia Estadual de Meio Ambiente, especializada nesse tipo de conflito, a conversa amistosa deve dar melhores resultados assim que tudo for esclarecido.
As fotos publicadas e outras que correm em segredo de Justiça, serão analisadas pela PM em Altamira e uma equipe de peritos em criminalística de Belém, todo o material será usado para identificar as pessoas armadas no dia das discussões, prisões preventivas podem ser decretadas. 


Por: Felype Adms.Fotos: Altamira Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário