segunda-feira, 19 de agosto de 2013

VITÓRIA DO XINGU: 1º ENCONTRO DE ARTE E CULTURA EM EXPANSÃO É REALIZADO COM SUCESSO.


Prof. Délson Cruz (Norte Energia), Prof. Leonardo Coelho,
Prof. Dr. Fernando Freitas (Pró-reitor da UFPA)
Prof. ª Dr.ª Maria Ivonete Coutinho  Netinha
(Coord. do Campus da UFPA em Altamira ), Caetano Vice prefeito de
Vitória do Xingu, Irislane Silva (SEMED de Vitória do Xingu) e
Dailson Tenório ( Sec. de Esporte, Cultura e Lazer de Vitória do Xingu)
O município de Vitória do Xingu sediou o 1º Encontro de Arte e Cultura em Expansão, que aconteceu entre os dias 12 a 17 de agosto. O encontro teve como objetivo o fortalecimento da integração entre a Universidade Federal do Pará e a sociedade, promovendo a circulação da Arte do Pensamento e o diálogo entre os municípios. O 1º Encontro de Arte e Cultura em Expansão foi uma realização da UFPA em parceria com o governo do Município de Vitória do Xingu.
Banda e Coral (Apresentação da Oficina de Música)
Durante o Encontro, entre os dias 12 e 16, foram ministradas quatro oficinas uma carga horária de 45 horas, com inscrição para 30 alunos, e certificação da Pró-reitora de Extensão. Tiveram oficinas de Musica, Dança, Elaboração de Projetos Culturais e Grafismo, bem como um dia de palestras e debates com o intuito de despertar nos atores envolvidos a importância da Cultura nos municípios. As Palestras com debate envolverão:  Pró-Reitor de Extensão da UFPA;  Diretor de Apoio Cultural da UFPA; Diretor do Curso de Educação à Distância da UFPA; Chefe da Região Norte do Ministério da Cultura e Coordenação do Campus Universitário de Altamira.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
 "1ª GINCANA LITERÁRIA INTERESCOLAR DE VITÓRIA DO XINGU"
(OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS)
As oficinas realizadas durante o 1º Encontro de Arte e Cultura em Expansão fazem parte do projeto Multicampiartes 2013, projeto de criação artística que desenvolve atividades de extensão, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento material e cultural dos artistas e agentes culturais dos municípios onde há campi e núcleos da UFPA.
Apresentação da Oficina de Dança
Na sexta-feira (16) as oficinas foram encerradas com as apresentações dos resultados dos estudos onde os alunos dos cursos puderam expor suas produções tanto da música e da dança, quanto dos trabalhos de grafismo.
No sábado o encontro foi finalizado com as seguintes palestras:
•  Políticas Públicas e Desenvolvimento Local – PROEX – UFPA
•  Ações e Projetos da Diretoria de Apoio Cultural – DAC – PROEX •  Adesão ao Sistema Nacional de Cultura – Ministério da Cultura – Região Norte
•  Educação à Distância – UFPA
Exposição de Grafismo (Oficina de Grafismo)
Turma de Brasil Novo com os Monitores dos cursos e o
Prof. Jairo de Souza autor do livro "A BUSCA"

Por: Valdemídio SilvaFotos: Valdemídio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário