quarta-feira, 20 de julho de 2016

PARÁ JÁ CONFIRMA 206 CASOS DE AIDS EM 2016

LEIMPRIMIR

Pará já confirma 206 casos de Aids em 2016  (Foto: Mácio Ferreira/Ag. Pará)
Aumenta o número de infectados pelo vírus HIV no Pará (Foto: Mácio Ferreira/Ag. Pará)
U aumento no número de casos de infecção por HIV nos últimos 5 anos fez o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids gerar um alerta direcionado à população mundial sobre o crescimento e a importância da prevenção. Um relatório divulgado pelo programa estima que 1,9 milhão de adultos foram infectados pelo vírus anualmente, ao longo dos últimos 5 anos.
De acordo com o relatório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em 2015 foram confirmados 1.711 casos de Aids no Pará. E de janeiro a 8 de junho deste ano, já foram confirmados 206 casos. Segundo a coordenadora estadual de DST/Aids da Sespa, Deborah Crespo, é verificada uma maior incidência da doença entre o público de faixa etária de 19 a 39 anos, com 1.087 registros em 2015 e 110 este ano, de janeiro até 8 de junho. 

FATORES


Há vários fatores que contribuem para esse crescimento de casos, como o relaxamento com a prevenção, a aceitação limitada do uso de preservativos, entre outros. Deborah Crespo acredita que falta conscientização. “As pessoas começaram a ver como uma doença crônica ou acham que nunca vai acontecer com elas”, reforça. Ela ressalta que a forma mais frequente de contágio pelo HIV é através da relação heterossexual. 
FAÇA O TESTE
O diagnóstico da infecção pelo HIV/Aids é feito a partir da coleta de sangue. No Brasil, os testes são realizados gratuitamente, até de forma anônima, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA.
(Pryscila Soares/Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário