quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

MAB SE REÚNE COM MORADORES DA ÁREA DA LAGOA

O movimento dos atingidos por barragens participou de uma reunião com os moradores da área da lagoa no Bairro Jardim Independente I, para anunciar um ofício emitido pelo IBAMA na manhã desta quarta-feira (25). O documento nega o recurso da empresa Norte Energia que recusava o reconhecimento das famílias do local como impactados. 
Elisângela Alves Barros, Coord. municipal MAB diz: “Devido a luta da comunidade o IBAMA encaminhou o oficio negando o recurso da Norte Energia, e determina que a Norte Energia faça o cadastro das famílias da área da lagoa gora e só a comunidade cobrar da própria Norte Energia para que essa cadastramento saia o mais rápido possível”
Segundo os moradores, a Norte Energia ainda não se manifestou sobre o documento e eles ainda não se sentem tranquilos com a aparente conquista.
Algumas famílias residem na área antes da instalação da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Entretanto, com a chegada do empreendimento, muitas outras migraram para a localidade, que é insalubre e os riscos estão por toda parte.
Quem passa pela rua principal mal percebe, mas basta olhar para as laterais para ainda encontrar pontes e palafitas. São crianças, idosos, vivendo em condições entre o lixo e água parada. E é justamente a cheia do rio que preocupa as pessoas que vivem aqui. De acordo com levantamento feito pelo MAB ainda residem por lá cerca de 500 (quinhentas) famílias.”        
Reportagem: Natalia Silva
Fonte: Vale do Xingu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário