quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

PROGRAMA LUZ E ÁGUA PARA TODOS SERÃO AMPLIADOS NO PARÁ

Os programas do governo federal luz pra todos e água para todos serão ampliados na região do Xingu e Transamazônica. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (21) em uma cerimônia no Centro de Convenções e Cursos de Altamira. O evento contou com a presença dos ministros da integração nacional, Helder Barbalho e de minas e energia, Fernando Filho. Em seu 2º contrato, o luz para todos contempla dez municípios da região abrangida por Belo Monte, incluindo a reserva extrativista verde para sempre”, localizada em Porto de Moz. Uma dívida antiga com a população, a reserva vai receber energia solar.
Os programas beneficiam famílias carentes e que vivem em locais isolados. São ribeirinhos, pequenos agricultores e indígenas. A meta é levar recursos importantes como a água e energia para que essas comunidades se desenvolvam. A expectativa é de que mais de 13 mil famílias sejam alcançadas nos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas,  Porto De Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.
As obras do “luz para todos”, nesta etapa, estão orçadas em 224 milhões de reais e devem ser concluídas no primeiro semestre de 2018. Em 2016, o programa alcançou a marca de 400 mil famílias beneficiadas no Pará.
Já o “Água para Todos” vai beneficiar 26 municípios paraenses com um investimento de 20 milhões de reais na instalação de 94 sistemas simplificados de abastecimento de água. Parte do plano Brasil Sem Miséria, o programa visa universalizar o amplo acesso à água onde o acesso a este bem é precário.

Reportagem: Juliana carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário