segunda-feira, 15 de maio de 2017

BRASIL NOVO: SAÚDE DA MULHER É DESTAQUE NA 1º PLENÁRIA MUNICIPAL


Nesta Segunda Feira (15), aconteceu em Brasil Novo-Pa, a 1ª Primeira Plenária Municipal de Saúde da Mulher. O tema proposto pelo Ministério da Saúde este ano é: "Desafios para Integralidade com Equidade". O evento foi realizado no auditório da prefeitura e tem como objetivo elaborar e propor, em conjunto com os participantes, diretrizes que contribuirão para a elaboração da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, além de reafirmar, impulsionar e efetivar esses princípios e diretrizes no Sistema Único de Saúde (SUS).
O Secretário de Saúde, Eliézio Buchinger, ressaltou que todos do Governo Popular estão felizes com este dia, e principalmente neste inicio de mandato. Estamos inaugurando esta plenária para usuários que precisam do SUS, com o tema ‘Mulher’, que é um tema explorado, que parece antigo, mas é muito recente.
Após a abertura do evento foi realizada palestras com Ambientalista do Movimento Xingu Vivo, Antônia Melo, Sra. D. Gracinda, Enfermeira Rosa Baldo, e Antônia Pereira Martins (Toinha), militante política do movimento de mulheres e membro do PDRSX.
Eixos – Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para a discussão de quatro eixos:
Eixo 1 – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.
Eixo 2 – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres, e sua participação no controle social das políticas públicas.
Eixo 3 – Vulnerabilidades nos ciclos de vida na Política Nacional de atenção Integral a Saúde das Mulheres.
Eixo 4 – Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social.
De acordo com o secretário de saúde, o tema foi definido pelo Conselho Nacional de Saúde. O Relatório Final da 1ª Plenária Municipal de Saúde da Mulher será encaminhado à 1ª Conferência Estadual da Saúde da Mulher para apreciação.
Também participarão do evento e fizeram parte da mesa, o prefeito em exercício Junior Lorenzoni, Representante do poder legislativo Vereadora Carla Farias, Secretária municipal de Educação Marinete Mardegan, Promotora Dra. Vanessa Herculano Ribeiro, Representante do Centro Regional de Saúde Enf. Lucas Evangelista e a presidente do Conselho Municipal de Saúde Enf. Cerly Maria de Sousa Hubner.


Por: Junior Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário